Santa Maria sou eu. Santa Maria é você. Santa Maria somos nós. Essas são três das poucas frases já construídas da nova campanha dos veículos do Grupo RBS Santa Maria, lançada hoje no Diário. A ideia é que, a partir de agora, muitas frases sejam feitas, com a participação de toda a comunidade.
Dezenas de histórias de vida surpreendentes serão contadas nos intervalos comerciais na TV e em páginas do jornal. E dezenas de depoimentos de gente que faz a cidade acontecer irão ao ar pelas emissoras de rádio. São as pessoas de Santa Maria que sustentarão a campanha. Os primeiros personagens já foram escolhidos.
Para dar um gostinho dos casos que serão contados, é possível adiantar que há histórias como a do jovem que tem distrofia muscular, só mexe as mãos, mas desenha belas joias; a do jovem que trabalhava no estacionamento rotativo e hoje é empresário; e a do médico de Santa Maria que é referência internacional no tratamento de câncer. Haverá destaque para rostos conhecidos, mas principalmente para anônimos realizadores.
O pilar publicitário é apenas um dos quatro que sustentarão a ação, de março a dezembro de 2014. Bons exemplos não faltam nesta cidade e também ocuparão os espaços editoriais. Mas, o mais importante é o pilar de mobilização do público.
No Dia do Acolhimento, no sábado, quando foi lançada a campanha, foi também feito o convite que a iniciativa quer repetir sempre: Santa Maria Somos Nós e esta é uma campanha de todos. Por isso, todo o material produzido está disponível em um hotsite e pode ser usado como a comunidade desejar. As peças publicitárias, a logomarca da campanha, a letra e a partitura do jingle estão no site do Diário, de onde podem ser baixadas e copiadas.
Campanha nasceu de um desejo da comunidade
A campanha Santa Maria Somos Nós foi desenvolvida ao longo de sete meses. Nasceu resultado de uma pesquisa feita quando a tragédia da boate Kiss completou seis meses. Em julho do ano passado, o Instituto Methodus ouviu 600 pessoas em diferentes bairros com o objetivo de dar voz à sociedade. A radiografia mostrou que a comunidade se sentia enlutada, mas precisava seguir em frente. Queria desenvolvimento.
Com base no resultado, foram chamados diferentes representantes da comunidade, como estudantes universitários, médicos, artistas e empresários, para ajudar a construir uma campanha. Eles apontaram para a necessidade de uma ação que mostrasse o que a cidade tem de melhor - a sua gente.
Na ocasião, o empresário Paulo Ceccim lançou a semente:
- É preciso mostrar o que temos de bom e muitas vezes não se conhece. Surpreender com as coisas que a cidade produz, respira, pensa e cresce. Em todos os sentidos.
Santa Maria Somos Nós nasce com o apoio de muitas instituições da cidade, mas uma, em especial, merece destaque: a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).
- A campanha é muito importante para resgatar a nossa juventude, que precisa de novas oportunidades. Os jovens hoje em dia passam muito tempo na internet e perdem essas novas oportunidades de vida, que muitas vezes podem ser um caminho melhor. É uma campanha importantíssima, neutra, que abrange todo mundo - afirma Aderbhal Ferreira, presidente da AVTSM.
Foram sete meses de construção.
- Tudo começou quando a RBS nos chamou, partindo de uma pesquisa. Criou-se um grupo focal do qual fomos captando sugestões. Com as ideias reunidas, chegamos aos pontos em comum - conta Roberto de Oliveira, o Beto, diretor de criação da Art/Meio Propaganda, agência publicitária responsável pela campanha.
Os pontos em comum aos quais Beto se refere eram fazer uma campanha que mostrasse Santa Maria real, sem ufanismo. Uma campanha para valorizar os santa-marienses, as excelências da cidade, mostrar o que temos de bom, surpreender as pessoas.
Entre os mais de 40 nomes sugeridos pela agência, chegou-se ao slogan pr"